Life Cycle Management of Cryptographic Keys and Digital Certificates
EMail

Módulo de Segurança Criptográfica – OpenHSMd

O OpenHSMd foi desenvolvido pelo GT ICPEDU II (Grupo de Trabalho ICPEDU II) e é uma solução (software/hardware) que visa a gerenciar o ciclo de vida de chaves criptográficas, tendo sido projetado para uso em autoridades certificadoras, autoridades de registro e aplicações como servidores Web. Além destas, o módulo pode ainda ser usado em qualquer aplicação onde um controle rígido sobre chaves privadas seja necessário.

      SAEC

               Este software de certificação digital faz parte do projeto ICPEDU, financiado pela Rede Nacional de Pesquisa e sediado no Laboratório de Segurança em Computação, entidade vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina.

O Sistema Automatizado de Emissão de Certificado (SAEC) foi concebido como uma integração com a Autoridade Certificadora de Correio Eletrônico (AC Correio), a qual gerencia certificados de correio eletrônico e o Sistema de Interação do Titular ICPEDU (SITI), um sistema de emissão de certificado para pessoa integrado com a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Sistema de Gestão de Certificados ICPEDU (SGCI)

 O Sistema de Gerenciamento de Certificados Digitais ICPEDU permite a gerencia de todo o ciclo de vida de um certificado digital, envolvendo emissão, publicação e revogação de certificados digitais além da criação de Lista de Certificados Revogados (LCR). Você pode utilizar o SGCI para criar e gerenciar uma Infra-estrura de Chaves Públicas (ICP). Uma ICP é composta por Autoridades Certificadores (AC), Autoridades de Registro (AR) e Diretórios.

Sistema de Interação com o Titular de certificado da ICPEDU (SITI)

Funciona como um módulo adicional para uma Autoridade de Registro (AR). Através de uma interface web, o futuro titular pode criar a requisição de emissão e revogação do seu certificado. Os dados do sistema são consultados em uma base de dados LDAP e todo o processo da AR é automatizado.

Sistema Gerenciador de Certificados Versão 2.0

O Sistema Gerenciador de Certificados (Ywapa/Ywyra) é o sistema de gerenciamento de certificados de ACs raiz e intermediárias, que foi desenvolvido como parte do Projeto João de Barro. O Projeto João de Barro visa criar um módulo criptográfico, software e hardware, para a emissão das chaves públicas e privadas da AC-Raiz. O ITI por ser a AC Raiz, está na base da ICP-Brasil (Infra-estrutura de Chaves Públicas brasileira).