História

No início de 1993, foi criado no Departamento de Informática e Estatística (INE), o Laboratório de Computação Algébrica e Simbólica (LabCAS). A criação do LabCAS foi fruto da necessidade, que ao longo de vários anos foi sendo identificada por docentes e pesquisadores na área de métodos computacionais para a solução de problemas matemáticos.

Ao longo de sete anos foram desenvolvidos alguns projetos buscando atingir os objetivos do LabCAS, muitos dos quais com auxílio de bolsistas de Iniciação Científica, outros realizados exclusivamente pelos professores ligados ao Laboratório.

Assim, durante a existência do LabCAS, contribuiu-se significativamente na formação de estudantes dos cursos de Engenharias e de Ciência da Computação, bem como a nível de Pós-Graduação, com o oferecimento de disciplinas no curso de mestrado em Ciência da Computação.

Entretanto, a partir do ano 2000, os professores associados ao LabCAS sentiram a necessidade de direcionar as atividades de pesquisa e desenvolvimento para a ciência da computação. E uma das áreas que houve premente necessidade de envolvimento de pesquisadores com o nosso perfil foi a criptografia. A criptografia é a ciência de esconder a informação e torná-la disponível somente à entidades desejadas.

A criptografia é uma das únicas tecnologias que podem resolver os problemas de segurança em computação. São enormes os desafios nessa área. Como aplicação podemos citar: segurança em redes de computadores; sistemas operacionais seguros; segurança em sistemas de computação; comunicação segura; autoridades de certificação digital; segurança e comércio eletrônico e muitas outras.

Assim, além de continuar com os objetivos iniciais, estendemos nossos objetivos à área de segurança em computação. Acreditamos dessa forma poder contribuir com maior eficiência ao Departamento de Informática e de Estatística, à Universidade Federal de Santa Catarina e à Ciência propriamente dita.